Migjeni e Agolli, modernidade em versos albaneses", simpósio para poetas que aperfeiçoaram a língua e a cultura

 Migjeni e Agolli, modernidade em versos albaneses" foi o título do simpósio organizado hoje no âmbito da comemoração dos poetas que aperfeiçoaram a língua e a cultura albanesa.

Organizado pelo Centro Nacional do Livro e da Leitura em cooperação com o Museu Histórico Nacional, estiveram presentes neste evento a Ministra da Cultura, Elva Margariti, a diretora do Centro Nacional do Livro e da Leitura, Alda Bardhyli, a diretora do Museu Histórico Nacional, dr. Dorian Koçi, conhecedores de literatura e também estudiosos e personalidades conhecidas da cultura albanesa.

A Ministra da Cultura, Elva Margariti, em seu discurso de saudação disse que “hoje é um dia de grande gente, em 1911 nasceria uma estrela, Migjeni, que embora tenha vivido um pouco ainda continua a irradiar luz de sua luz, e continua ocupar um lugar muito importante em toda a divindade de nossos escritores ”.

“Vinte anos depois, nasceria Dritëro Agolli, que viveu muito e iluminou por muito tempo, e com seu talento e sabedoria deixou e encheu com muito otimismo muitos momentos sombrios pelos quais nossa Albânia passou junto com Dritëro. “Ambos os poetas conseguiram levar a poesia ao povo, aos albaneses, e o fizeram mantendo um nível artístico muito elevado, que alcançaram através da linguagem”, - disse Margariti.

A diretora do Centro Nacional de Livro e Leitura, Alda Bardhyli, em seu discurso disse que “nesta atividade com caráter comemorativo dedicado a Migjen e Dritëro Agolli, a quem chamarei dois representantes que marcam todo o século XX, desde o início do modernidade com Migjen, seguido de Agolli, um poeta que com seus versos emancipou a sociedade albanesa ”.

Enquanto o diretor do Museu Histórico Nacional, dr. Dorian Koçi, disse que "Migjeni e Dritëro Agolli são como uma continuação um do outro, cujas obras ganham vida e se desenvolvem em nossa grande cultura".


O presidente do Partido Democrata, Lulzim Basha, em conferência de imprensa afirmou que o governo não ouve a voz da oposição ao plano com 5 pontos.


Ele disse que começa a terceira semana da publicação do nosso plano de 5 pontos contra a crise econômica e medidas contra a segunda onda de infecções por COVID.


“Por duas semanas seguidas, eu, os especialistas e você, a mídia, através dos jornalistas que relatam, tornamos conhecido este plano e expressamos o que o DP e a oposição estão propondo. Denunciamos a crescente deterioração do estado de saúde, de médicos e enfermeiras, o aumento de pacientes infectados com COVID-19, enquanto o único que evita a responsabilidade é o homem que nos ajuda a ajudar os necessitados, pacientes, albaneses ", disse Basha.


Basha acrescenta que “não há mais minutos para esperar. O lugar está preso em um beco sem saída. Devemos tomar medidas como os países da região. As medidas tomadas pelos países da região são suficientes para julgar se a Albânia está fazendo o que precisa testar diariamente é o mínimo que este governo deve fazer. Isso é perfeitamente possível. Mostrar aos cidadãos onde colocá-la e onde tirar a máscara é lavar as mãos de sua saúde. "O terceiro pacote de ajuda foi prometido com voz e imagem. Em junho, enfrente sua promessa não cumprida.


Presidente Ilir Meta realizou uma videoconferência hoje com o Presidente do Conselho da Albanian-American Enterprise Foundation, Michael Granoff.


Meta expressou sua gratidão por sua extraordinária contribuição para a implementação na Albânia de programas de desenvolvimento para ajudar a educação, liderança, negócios, cultura e turismo, e o parabenizou por novos projetos ambiciosos nessas áreas tão importantes.


https://jogomaestria.blogspot.com/

https://coachsagaz.tumblr.com/

https://tudodium.weebly.com/

https://sortezuk.blogspot.com/

https://newsbomba.tumblr.com/

https://socialconi.weebly.com/

"Eu apreciei o compromisso dele e da Fundação para Empresas Albanês-Americanas em adaptar novos currículos para a educação de crianças e jovens em situação de pandemia, e pedi à Fundação Enterprise Albanian-Americanas para se concentrar em aumentar o investimento americano em A Albânia, como um indicador importante e representativo das relações especiais entre a Albânia e os EUA e o povo albanês e americano ”, disse Meta.


O Primeiro Ministro Edi Rama visitou hoje os canteiros de obras de casas individuais em Xhafzotaj de Shijak, onde acompanhou de perto o andamento das obras de construção de apartamentos que serão entregues em outubro.


"A reconstrução continua. Shijak, Xhafzotaj, onde mais de 500 apartamentos estão se formando dia a dia para famílias que vão voltar para novas casas, que não têm comparação com as que perderam em novembro passado. “Deixe os cachorros partirem, a caravana vai andar mais rápido”, disse Rama.


O Primeiro-Ministro avaliou que o município de Shijak é o melhor modelo de toda esta batalha pela reconstrução.


"Nem todas as coisas ruins vêm apenas para ruins. “Felizmente, foi um grande mal para você e para a maioria das famílias, agora vocês se saíram mal nesta fase, mas no final de outubro você terá a melhor, mais forte e mais bela casa”, disse Rama residente.


O primeiro-ministro destacou que "toda crise tem seu mal, mas também é uma oportunidade".


“Foi uma oportunidade de superar a crise saindo mais forte e melhor. Eu disse desde o início que sairemos mais fortes desta crise e de fato todas as famílias que agora estão entrando na casa ou mesmo algumas que vão entrar na casa da reconstrução, são realmente mais fortes em termos de casa e riqueza que tem um valor maior do que tinha ", disse Rama.


O Primeiro-Ministro sublinhou que “não podíamos impedir o que aconteceu, mas estamos a fazer o que estamos a fazer e faremos até ao fim”.


“Na verdade em Shijak um mérito especial pertence ao prefeito, o que é uma surpresa para mim em termos de grande dedicação e capacidade e gerenciamento de todos esses problemas que aconteceram. O ADF também está fazendo um trabalho muito bom. Estamos bem, ou seja, do ponto de vista das forças no terreno, agora temos que terminar as casas ”, disse Rama.


O prefeito de Shijak Elton Arbana informou que “neste município também está concluída 80% das obras de reconstrução dos palácios”.


Um navio turco iniciou a exploração de gás em uma área do Mediterrâneo Oriental, reivindicada pela Grécia, Ancara destacou hoje, desafiando as chamadas internacionais para encerrar essas explorações.


“O navio de busca 'Oruç Reis' chegou na área de operação. “Os testes já começaram e vamos começar hoje para obter os primeiros dados”, declarou o ministro da Energia turco, Fatih Donmez.


A Turquia anunciou no domingo a implantação do "Oruç Reis" até 22 de outubro em uma área reivindicada por Atenas ao sul da ilha grega de Kastellorizo, na costa turca.


A implantação do navio, um símbolo das necessidades de gás de Ancara no Mediterrâneo Oriental, pôs em risco as esperanças de acalmar a situação, após semanas de tensões entre a Turquia e a Grécia em agosto e setembro.


As tensões começaram com a implantação deste navio em 10 de agosto no Mediterrâneo Oriental. Ancara estendeu sua missão várias vezes, ignorando repetidos chamados da União Europeia e de Atenas que prevêem seu encerramento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A rotação não é a mudança que os albaneses desejam" / Topalli: Basha pseudo-democrata que traiu a causa da oposição

DP e Basha escolheram difamação / Município de Tirana: Escola em Peza Helma parte do programa da UE

Basha: Para iniciar o teste em massa de professores antes do início do novo ano escolar